História do alumínio: conheça mais sobre esse material milenar

História do alumínio: conheça mais sobre esse material milenar
O alumínio é um material extremamente vantajoso e com excelente custo-benefício. Ele é leve, resistente, durável, sustentável, não precisa de manutenção e permite inovações. Por tudo isso, é usado em diversas aplicações: desde latas e panelas até aviões e na construção civil.

Aqui trouxemos 5 curiosidades e vantagens do alumínio e mostramos como é possível aproveitar o alumínio em cada linha de esquadrias. Mas, você sabia que, apesar de ser um elemento abundante, o alumínio ainda é “jovem”? No artigo de hoje, vamos contar um pouco mais sobre a história do alumínio.

O alumínio é um material ainda “jovem” na indústria

O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, mas ainda é bastante jovem quando pensamos no seu uso em escala industrial. Os primeiros registros do uso de alumínio datam de 7.000 a.C., quando ceramistas da Pérsia produziam vasos com uma mistura de barro e óxido de alumínio – o que chamamos hoje de alumina.

Três milênios depois, essa argila com alumina passou a ser usada também por povos do Antigo Egito e da Babilônia para fabricação de cosméticos, produtos medicinais e corantes de tecidos. Nessa época, o alumínio era bem diferente do que conhecemos hoje. A primeira descoberta do que mais se aproxima do alumínio que vemos hoje se deu em 1809.

Foi quando Humphry Davy, um dos pioneiros da área da Química, tentou isolar o metal a partir dos seus compostos e descobriu o óxido de alumínio. Mesmo não sendo capaz de isolar o alumínio metálico, ele já alcunhou a mistura de alumium, que pouco mais tarde se tornou aluminum (como é atualmente adotado nos Estados Unidos).

A chegada aos laboratórios

Foi somente em 1825 que o alumínio metálico foi preparado em laboratório, desta vez pelas mãos do físico Hans Christian Oersted. Ele tentou isolar o alumínio a partir da alumina e preparou o cloreto de alumínio, que foi tratado com uma amálgama de potássio. Desta forma, ele obteve uma amálgama de alumínio.

Por aquecimento, a liga foi decomposta em dois elementos: mercúrio e alumínio. Enquanto o primeiro foi evaporado, o alumínio metálico foi obtido como resíduo da destilação. No entanto, os estudos de Oersted tiveram pouca repercussão no mundo científico na época.

Então a descrição adequada do alumínio é datada de 1827, quando ele foi preparado por Friedrich Whöler em uma forma pura. 

Mais precioso que o ouro

Em 1855, tornou-se público o processo de obtenção de alumínio por meio da redução eletrolítica da alumina dissolvida em banho fundido de criolita. Esse procedimento foi desenvolvido separadamente pelo norte-americano Charles Martin Hall e pelo francês Paul Louis Toussaint Héroult – tanto que ambos o patentearam quase simultaneamente. 

Foi esse processo conhecido como Hall-Heróult que permitiu o estabelecimento da indústria global do alumínio. Produzido comercialmente há cerca de 150 anos, o alumínio é o metal não-ferroso mais usado hoje pelo homem. É um bom condutor elétrico que, formando ligas com ferro e silício, se torna muito resistente.

Durante algum tempo, foi considerado um metal precioso até mais valioso que o ouro, porque sua separação das rochas que o continham eram bastante desafiadoras. Quando houve avanços dos processos de obtenção do material – e a descoberta de um um método simples de extração –, os preços começaram a baixar.

Alumínio: bom custo-benefício e sustentável

Atualmente, um dos fatores que faz com que o alumínio seja um dos materiais mais usados no mundo – e na construção civil – é a estabilidade do preço, provocada principalmente pela reciclagem do material.

As esquadrias de alumínio, por exemplo, passam por processo contínuo de aperfeiçoamento, o que contribui para a sustentabilidade na construção civil e na arquitetura. Primeiro porque o material é reciclável, ou seja, pode ser aproveitado sem perder suas características originais. Segundo, porque podem ser criados projetos eficientes do ponto de vista energético e de conforto ambiental. 

É por isso que o alumínio é um dos materiais mais usados em esquadrias: por ter excelente custo-benefício e ser sustentável. Se você está construindo ou reformando, veja as linhas da Shine Windows e se encante com portas e janelas de alumínio!

Shine Windows
Shine Windows

Especializada em portas e janelas de PVC a Shine Windows vem atuando no segmento de esquadrias para construção civil desde 2002.

Encontre o representante mais próximo Veja onde comprar