Usos do PVC pelo mundo: conheça este versátil material

Você conhece os usos do PVC pelo mundo? Neste post, você vai conhecer um pouco sobre este material e suas múltiplas aplicações. O PVC é um polímero, uma macromolécula formada pela união de substâncias simples, chamadas monômeros. Portanto é um tipo de plástico, representado pelo número 3 nas embalagens, e uma das substâncias mais utilizadas no mundo.

 

Características

A sigla PVC faz referência ao policloreto de vinila, obtido após reações químicas da eletrólise do eteno. Ele possui o aspecto de pó branco ao qual podem ser acrescidas demais substâncias, sendo um material versátil.

Este polímero é 100% reciclável, atóxico, leve e com alta resistência à organismos e reagentes químicos. Outras características do PVC são: bom isolante térmico, elétrico e acústico, resistente a choques e durável. E tem mais: o PVC não propaga chamas e é auto extinguível!

 

PVC pelo mundo

Por ser um material extremamente versátil, o PVC consegue substituir matérias-primas como alumínio, borracha, cobre, alvenaria, cerâmica, vidro e madeira.

Seus principais usos são nas indústrias da construção civil e arquitetura, que absorvem cerca de 70% da demanda mundial. Afinal sua principal aplicação é na fabricação de tubos, conexões, esquadrias e pisos, conferindo um material competitivo, econômico e com longa vida útil.

Usos do pvc pelo mundo

Mais usos e reciclagem do PVC

Outros usos do PVC pelo mundo são: na área médica, em que 35% dos seus equipamentos são feitos deste plástico. Da mesma forma na fabricação de brinquedos, telhas, embalagens, fios e cabos, acessórios da moda e no transporte este polímero pode ser usado para produzir artefatos.

Com vida útil de 50 a 100 anos, e 100% reciclável, o PVC colabora para a conservação dos recursos naturais. De acordo com pesquisa “Monitoramento do Índice de Reciclagem Mecânica do PVC no Brasil”, em 2014 o país reciclou 22,9 toneladas do material, que foram reaproveitados para produção de novos artigos.

 

Deceuninck Scroll Up